quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

A Dubai Que Existe Dentro de Nós!

-->
 // Crônica publicada no jornal Folha de Tiête, interior de São Paulo em algum dia de 2008. Charge NYT, crédito Daniel Stolle.



Meus amigos, meus conhecidos. Neste último ano o mundo tem passado por transformações incríveis e inimagináveis no que diz respeito ao comportamento e o que os efeitos da economia globalizada pode gerar para um país ou uma cidade, como Dubai ou Tietê.

  
Justamente neste último ano  tomei a decisão de mudar para o Qatar no mundo árabe com minha família e criar um mercado novo para o segmento que atuo. Imaginem a responsabilidade e meu aprendizado desde então. 

Neste período o  dólar despencou e as bolsas ídem, provocando um reequilíbrio na máquina financeira mundial jamais visto. Dubai anda em queda livre com mega construções paralisadas e houve uma fuga de capitais, que eram especulativos, que é um transtorno para quem por lá ficou. 

Por outro lado o Brasil com um sistema bancário bem preparado e calejado por uma economia que já passou por tantas turbulências no passado, esteve  bem posicionado e suportando bem as nuances de mercado que tem deixado a economia de países dominantes como EUA e Europa em estado de pânico.


Por que vocês acreditam que os países emergentes são a bola da vez no mercado de investimentos? Por que os americanos tem sua supremacia ameaçada e correm o risco de perder para a China como  número 1 da economia?


A origem da questão é anterior. Nossa sociedade moderna fundamentada  pelo capitalismo, bandeira americana após a Segunda Guerra Mundial, foi baseado no consumismo como valor “mor” para a eterna busca da felicidade através do material e do possuir. 

A sociedade americana se baseou tanto nesta direção que até os sentimentos e emoções viraram pacotes de audiência da mídia, como a recente história do drama vivido pela atriz Farah Fawcet que documentou seus últimos três anos de vida em vídeos que agora são divulgados na tentativa de mitificar a mulher que não conseguiu libertar-se de seus próprios personagens. 

Michael Jackson também entra neste rol de prisioneiros da própria irrealidade que tornou sua vida com o dilema do ser celebridade versus ser humano.


Trazendo isto para Tietê, explico que a Dubai dentro de nós consiste na ilusão que criamos em ter e buscar uma felicidade que nunca a alcançaremos. Vemos isto em pessoas do bairro Povo Feliz que buscam comprar uma motocicleta nova e um aparelho de som potente, assim como vemos em pessoas que conseguiram comprar bens e mais bens para garantir seu futuro e esqueceram de viver seu presente. 

Esse último grupo  são ainda mais infelizes pois chegaram à uma vida de estabilidade financeira e perceberam que sua avareza de nada valeu. Na verdade normalmente sentem inveja de sua empregada doméstica que é mais realizada que eles.


A felicidade não é um bem que podemos comprar, é um estado de espírito que é consequência de nossa atitude do presente. Nosso bem estar é a certeza de uma vida real baseada em relacionamentos e sentimentos verdadeiros enraizados pelo AMOR.  


Aconselho para estarmos atentos para as mudanças do mundo moderno e para não tornarmos prisioneiros de nossas próprias máscaras que temos que usar como imposição de um inimigo oculto que chamam de sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 x 5 Madeira e Tendências

5 tendências do uso da madeira na construção civil nos próximos 5 anos no Brasil. # 1 AS ESTRUTURAS EM CLT ,   um material composto de ca...