quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Andrés Carne de Res, Gostilna Skarucna e o Hocca Bar.

-->
// Crônica publicada no jornal Folha de Tiête, interior de São Paulo em algum dia de 2008.
Outro dia estive no Mercado Municipal de São Paulo e comi o famoso pão com mortadela no Hocca Bar. Estava com um amigo e na fila para ser atendido, isso mesmo, quem foi lá sabe que você precisa esperar em pé para alguém atender seu pedido e depois é outra luta para encontrar um lugar para sentar-se, e conversamos sobre restaurantes diferentes e o que há de especial em certos lugares que os fazem diferentes e únicos.


Lembrei de momento de dois lugares exóticos que estive e de sucesso como o brasileiro. O primeiro foi o Andrés Carne de Res que está nas redondezas de Bogotá na Colômbia (res significa carne de boi em espanhol). 

O lugar, um orgulho dos colombianos, virou ponto turístico no país como nosso Mercado Municipal e já recebeu visitas ilustres como a deusa Shakira e Gabriel Garcia Marques, Gabu como gostam de chamar os colombianos carinhosamente o autor do “best seller” Amor em Tempos de Cólera

Andrés, o criador, um artista plástico hippie iniciou suas atividades na década de 70 com um bar que funcionava apenas nos fins de semana e o atendimento era feito por universitários que estudavam nas proximidades. O artista não parava de criar suas esculturas de barro, metal, pinturas e tudo o que se pode imaginar, em que  pendurava em todos os lugares do bar. 

O lugar foi crescendo e hoje recebe cerca de 2 mil pessoas numa só noite. Recebe famílias, há um espaço de arte para crianças com monitores artistas, e as pessoas dançam salsa e se entrelaçam nos corredores e labirintos de uma arquitetura indescritível.


Tive o privilégio de conhecer o próprio Andrés que por coincidência acomodou-se em uma mesa próxima. Um amigo colombiano me alertou que ele era meio reservado. Sem pensar fui conversar com ele e a recepção foi ótima. 

Comentei que já tinha visitado muitos lugares diferentes e que não tinha visto nada parecido. Agradeci por sua hospitalidade e falei que seu restaurante traduzia a originalidade do povo colombiano.


Depois de encontrar um lugar pra sentar no Hocca e ter me surpreendido com o recheio do pão (quase ½ quilo de mortadela) lembrei de outro restaurante na Eslovênia. Gostilna fica no povoado de Skarucna, próximo à Liubliana, a capital. Neste lugar o cliente não decide o que vai comer nem beber. 

O cliente tem o direito de comer e ficar calado...Na verdade o atendimento é uma grande brincadeira, até teatral, em que o garçom vai sugerindo pequenas porções de comidas diferentes e vinho da casa. 

O espaço que cabe no máximo dez mesas, precisa de reserva antecipada e é sucesso absoluto entre os eslovenos e turistas que por lá passam. Estava com Gabriel, o Gabu da Eslovênia, um venezuelano que casou-se com a eslovena Helena e mora no país há mais de 5 anos.

 Pessoa riquíssima e cheia de vida. Um grande amigo pra eternidade, decidimos isso. Como dois bons latinos fizemos amizade com o proprietário do restaurante e ficamos até fechar a porta.


A conclusão é que em qualquer lugar do mundo, seja na Eslovênia, Colômbia ou em nossa cidade, sempre haverá lugares originais. Normalmente são simples, sem luxo, e tem em comum uma energia inexplicável que nos envolve e extasia. Sempre saímos ébrios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 x 5 Madeira e Tendências

5 tendências do uso da madeira na construção civil nos próximos 5 anos no Brasil. # 1 AS ESTRUTURAS EM CLT ,   um material composto de ca...