quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O que diria Galileu Galilei da Galiléia no Catar

-->




// Crônica publicada no jornal Folha de Tiête, interior de São Paulo em algum dia de 2008. Charge NYT, Andrea Kalfas

Normalmente ligamos  a religião islâmica pelas restrições e leis severas  impostas ao seus povos e seguidores. Logo relacionamos isso ao papel subserviente da mulher nessa cultura e ao extremismo retratado no terrorismo que, em momentos de globalização, gera uma tensão em que o inimigo são os árabes e os bonzinhos são os americanos, a polícia do mundo. Seguimos insistindo em querer achar estereótipos para tudo e todos, principalmente por que formamos nossa opinião pelo que vemos na mídia internacional.

Existe um outro lado que quero mostrar. A religião islâmica conta com mais de 1 bilhão de seguidores ao redor do mundo contando com suas vertentes que vão da mínima parcela de extremistas,  reduto de terroristas, até os mais moderados fiéis, como os países do Golfo, cujo comportamento está mais adequado ao mundo moderno. Traçando um paralelo com o Brasil seria o mesmo que dizer que vivemos todos como nas favelas do Rio de Janeiro em dia de guerra do tráfico, digo em dia de guerra, por que normalmente milhares destes habitantes são trabalhadores humildes que fazem churrasco e vão ao zoológico dar pipoca aos  macacos aos domingos.

Olhando pelo lado do desenvolvimento da humanidade através da história, não podemos esquecer que os muçulmanos foram grandes astrônomos e responsáveis por muitos conceitos matemáticos como a álgebra, por exemplo.  Em seus rituais diários há séculos rezam cinco vezes ao dia virado para Meca (Arábia Saudita), o que prova um senso de direção natural. É sabido também que sua aptidão para o comércio está encravada na sua alma, assim como para os judeus, culturas ideologicamente opostas com comportamentos parecidos. Para se ter uma idéia, um dos quesitos para conseguir visto para Dubai é que não tenha em seu passaporte nenhuma passagem por Israel. 

É interessante notar que a astronomia sempre esteve ligada à religião. Nossa instituição católica condenou Galileu por afirmar, e provar, que a terra, de forma arredondada, se movia em um sistema heliocêntrico (ao redor do sol). E como dizia Galileu Galilei da Galiléia, malandro que é malandro não “bobéia”... Não teve jeito neste caso, ele foi condenado ao martírio pela igreja. Curioso é que a terra já era considerada de forma arredondada pelos egípcios há mais 3 mil anos. A comprovação do que já sabiam há milênios está na mais óbvia observação que podemos ter todos os dias. Basta olhar para a lua e suas fases e reparar que ela  reflete a sombra da terra em sua superfície. Então, como ela poderia ser quadrada?

Esta semana me senti como na época de Galileu. Entrei em um grande "bookstore" aqui em Doha no Catar e me encantei a princípio com a quantidade de publicações. Em seguida perguntei ao atendente, que normalmente é filipino ou indiano, neste caso me atendeu um filipino muito simpático, onde ficava a seção de espiritualidade. Buscava algo de budismo e meditação. A resposta foi que não havia nada em filosofia, religião ou espiritualidade além dos livros sobre o islã. Enfim, nada é perfeito.  No momento meu senso crítico não me deixou de fazer alguns questionamentos em voz alta. Por que eles são tão restritos à liberdade de expressão e tão abertos ao culto aos símbolos dos deuses astronautas modernos?  Sabe quais são? Louis Vuitton, Rolex, BMW, Cartier, Mercedez...

Minha conclusão é que, seja o fanatismo moderno pelo consumo, que é alimentada para um preenchimento sem fim do ego (a maior doença da humanidade), seja o fanatismo religioso que cria e recria regras absurdas e motivos até para matar, ambos caminhos estão equivocados por que nos cegam da realidade, e não nos permite ver coisas tão claras diante de nossos olhos como a sombra da terra na lua. O pior é que tem gente que ainda acha que a terra é plana. O que vamos fazer! Sugiro a meditação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 x 5 Madeira e Tendências

5 tendências do uso da madeira na construção civil nos próximos 5 anos no Brasil. # 1 AS ESTRUTURAS EM CLT ,   um material composto de ca...